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Leguminosas – quem são elas e a sua importância




    Hoje quero falar com vocês sobre as leguminosas. Você sabe quem faz parte desse grupo de alimentos e para que elas servem?







  
Pois bem, apesar do nome remeter a legumes, as leguminosas são grãos, isso mesmo, grãos super saudáveis e ótimos aliados na nossa alimentação. São elas: feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, soja.


  Elas são ricas em fibras o que colabora para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol no sangue, são pobres em gorduras saturadas, e contém proteínas importantes para nosso corpo. Também são ricas em minerais como o ferro, zinco, cálcio, fósforo e potássio. Além disso elas aumentam a saciedade pois tem baixo índice glicêmico.

  Abaixo, mais detalhes de algumas leguminosas:

  Ervilha – ela é fonte de fibras solúveis que ajudam a retardar a absorção de gordura e açúcares. Também ajudam a regular o intestino e são ricas em vitaminas e minerais. 


   Feijão – além de ser rico em proteínas e fibras, contém minerais como fósforo, que está presente na membrana das células; magnésio, que além de estar envolvido na estrutura de ossos e dentes, também é importante no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, e ferro, que atua na formação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do organismo. Para melhorar a absorção do ferro presente nele, consuma um alimento fonte de vitamina C na mesma refeição, como um suco de acerola ou um limão espremido na salada, por exemplo. Existem diversas variedades de feijões que podemos utilizar como o preto, carioca, fradinho, branco, azuki


  Lentilha – rica em zinco, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga. Na mistura com arroz, tem um perfil de proteínas mais completo, pois une os aminoácidos destes dois alimentos.



  Soja – rica em fibras e gorduras poli-insaturadas. Tem seu destaque maior pela sua proteína, que é considerada biodisponível e com alta digestibilidade. Ou seja, é considerada a mais completa dentre as proteínas vegetais. Além do consumo da sua cozida em saladas e refogados, é possível variar com outros produtos à base dela, como tofu e bebidas de soja.




  Uma alimentação equilibrada aliada a atividade física é uma forma de manter um estilo de vida saudável e de diminuir riscos de doenças e outros problemas de saúde. Dentro de um cardápio semanal, é fundamental garantir a oferta de todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como proteínas, vitaminas e minerais. E, para isso, variar a alimentação é importante não só para não enjoar dos alimentos, mas também para aumentar a gama de nutrientes consumidos.


  Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse grupo alimentar tão importante no nosso dia a dia.

  Qualquer dúvida procure um nutricionista!


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