skip to Main Content

O que muda na alimentação quando a criança faz 1 ano?

  Uma resposta rápida para a pergunta acima: a consistência! É isso que muda na alimentação da criança que tem 1 ano. Não precisa mais ficar amassando e fazendo papinha para elas.
  Quando a criança completa um ano é a hora que ela passa a comer a comida que toda a família come.  A grande questão é: a comida da família é completa? Com todos os grupos alimentares? Todos as dias? Ou os adultos da casa só comem arroz, feijão, carne, macarrão??
  Se esse for caso, o que muda é a alimentação da família e não a da criança!!!
 A alimentação da criança tem que continuar no mesmo esquema que a papinha era feita: com todos os grupos alimentares: carboidrato (arroz, batata, macarrão…), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha…), carnes, legumes, vegetais. Tudo com tempero natural e muito pouco sal. E sem esquecer das frutas como sobremesa!!!


  Então, quando a criança completa um ano a alimentação passa sim a ser igual a da família, desde que a família tenha uma alimentação equilibrada.
  A criança senta-se a mesa e pode comer sim a salada, que se acostumar desde cedo ela vai aceitar muito bem!! Depois o arroz, feijão, carne, legumes ou um macarrão com um molho que tenha legumes e assim por diante.
  Sempre lembrando dos lanches entre as refeições, que pode ser frutas, fruta com cereal, iogurte, sanduíche (saudável!!!).
  E é claro o leite, de preferência o materno ainda é o indicado (quanto mais tempo a criança amamentar, melhor). Na impossibilidade da mãe ou bebê, o leite adequado para faixa etária da criança. E não se esqueça que, se esse for o caso, a mamadeira já pode começar a ser substituída.
  E os doces?? Agora que a criança fez um ano estão liberados??? NÃO!!! Lógico que a criança pode comer um bolo (de preferência caseiro), mas sem exageros! Doce só de vez enquando!!!
  Em suma, a papinha não se faz mais necessária, mas comida continua variada e balanceada. É uma boa oportunidade para as famílias também melhorarem sua alimentação, não acha???

 Post relacionados:

Você também pode gostar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top