skip to Main Content

O que é Bronquiolite?


  Hoje vou falar da Bronquiolite, doença que eu desconhecia até semana passada quando o Caio Henrique foi diagnosticado com ela. Pois é, terceiro  filho também trás novidades! Então vamos entender um pouquinho sobre ela.

doença pulmonar



  A Bronquiolite é uma infecção causada pela inflamação dos bronquíolos, que são as menores passagens de ar nos pulmões. A causa mais comum dessa infecção é um vírus chamado sincicial respiratório (VSR).Ela é agravada pelo acúmulo de muco, o que dificulta a passagem de ar e dificulta a respiração. O VSR também pode causar otite, laringite e pneumonia, é comum infectar crianças até dois anos, principalmente no inverno.

  No Blog da Lívia, Mamãe Virtual, você pode saber mais sobre esse vírus (VSR) que também infectou o Filipe, filho dela.

  Outros vírus também podem causar bronquiolite, como os que causam gripes e resfriados comuns.

  Por ser causada por um vírus, a bronquiolite pode ser contraída pelo ar ou compartilhamento de objetos, ou seja, é uma doença contagiosa.

  Nem toda criança que contraí o vírus apresenta a bronquiolite. Ela só atinge crianças até dois anos. Isso porque o sistema respiratório ainda não esta totalmente desenvolvido, assim como o sistema imunológico. Crianças que nasceram prematuras, com problemas cardíacos ou pulmonares ou que tem alguma deficiência no sistema imunológico tem maior risco de contrair a doença.

  Sintomas: dificuldade para respirar, chiado ao respirar, tosse, contração abdominal ao respirar, respiração rápida, fadiga e cianose (pele azulada pela falta de oxigênio – lábios e unhas).

  Prevenção: por ser causada por um vírus, a bronquiolite é difícil de se prevenir.  O melhor que se pode fazer é lavar as mãos com freqüência, principalmente quando for cuidar do bebê.

  O tratamento vai depender da gravidade. Inalação com soro fisiológico e lavar o nariz com freqüência ajudam a criança a respirar melhor e eliminar o muco. O uso de medicamentos vai depender da indicação do médico. 

  A bronquiolite NÃO é hereditária e ela não esta relacionada com problemas respiratórios no futuro.

  E como diz a Edilene, do blog Etc e mãe, que, assim como eu, só foi descobrir a bronquiolite no terceiro filho: “Precisamos tentar reconhecer os tipos de tosse das crianças, meu filho do meio tinha uma tosse de “cachorro louco” …. Fui descobrir que era laringite…” 






SalvarSalvarSalvarSalvar

Você também pode gostar

This Post Has 9 Comments

  1. Meu filho teve quando tinha 8 meses e foi bem ruim. Tem que ter muito cuidado mesmo. Os pequenos sofrem. Ainda bem que passou logo e nunca mais teve.
    Muito bom seu post falar sobre isso.

  2. Realmente o post é super relevante e essas informações super importantes e devemos passar adiante. Recentemente minha colaboradora fisioterapeuta fez um post esclarecendor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top