skip to Main Content

Diferença entre maternidade e maternagem





  Nos dias de hoje escutamos muito o termo MATERNAGEM. Acredito que você já tenha escutado alguém falando sobre isso ou lido em lugar.

  Mas você sabe o que é maternagem? É a mesma coisa que maternidade?

  Não, maternidade e maternidade são coisas diferentes e para explicar um pouquinho de cada uma convidei a psicóloga Fabiana Di Carla. Ela explica o que é a maternidade e a maternagem.

  “Ao falarmos em maternidade, estamos falando do crescimento e desenvolvimento biológico do feto, com toda a sua bagagem e predisposição genética e que, em qualquer lugar no mundo, em sua maioria, nasce após completar 9 meses de gestação. É um percurso com início, meio e fim.  O “como” isso vai acontecer, se será parto normal, natural, humanizado, cesárea é que vai variar. Mas esse curso da maternidade não muda.
   Já a maternagem, estamos falando da relação afetivo/emocional que acontece entre a mãe e o bebê, desde a concepção e, principalmente, quando este nasce. A maternagem se define pela qualidade desta relação, a forma como este vínculo se estabelece, como é feito o acolhimento deste bebê, como lhe é oferecido o afeto, o carinho e como essa mãe atende às necessidades físicas e, principalmente, emocionais da criança. A boa maternagem é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança.
   Preparar-se emocionalmente para esta fase é tão importante quanto preparar o enxoval do bebê.” 

    Gostaram? Se tiverem alguma dúvida é só perguntar!

    Beijosss





Psicóloga e Coach, com MBA em Gestão de Pessoas, Especialização em  Transtornos Alimentares, Obesidade e Cirurgia Bariátrica, Psicanálise e Coaching Psychology. Atua em consultório particular e participação de workshops, palestras e contribuição com conteúdos relacionados à saúde emocional em blogs parceiros.

Você também pode gostar

This Post Has 6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top