skip to Main Content

Dicas para ajudar no desfralde.


  Já contei para vocês como foi o desfralde aqui em casa das minhas duas filhas, e nos dois casos a conclusão foi a mesma: toda criança tem seu tempo, temos que perceber os sinais que elas nos dão, que elas estão “prontas” para tirar a fralda.
  Aqui em casa a fralda da noite demorou um pouco mais nos dois casa. A Rafaela ainda está dormindo de fralda, mas acho que a culpa é um pouco minha que não me esforcei nem um pouco ainda para tentar tirá-la…..

  Bom, vamos lá, algumas diquinhas para ajudar na hora que chegar o momento certo da criança:
       Converse:aos primeiros sinais de que esta na hora de tirar a fralda, converse com a criança. Fale que ela vai ficar um pouco sem fralda, que já não é mais um bebê, que já está na hora de pedir para ir ao banheiro. Coloque um pouco de responsabilidade para ela, crianças gostam disso também.
       Calor:procure fazer o desfralde no calor. Nessa época fica mais fácil a troca de roupa e manter a criança seca
       Equipamento certo: deixe a criança escolher o equipamento certo: penico ou assento redutor, o que achar melhor, ela decide o mais confortável (aqui em casa cada uma preferiu um). E deixe sempre ao alcance da criança: porta do banheiro aberta, tampa levantada.
       Imitação:deixe a criança ir com você ao banheiro, vejam você e o pai fazendo xixi, eles aprendem muito por imitação e adoram. Principalmente para os meninos é muito importante, pois vão começar sentados e só depois irão urinar em pé. Quando estiverem com eles no banheiro conversem mostrem tudo, falem os nome das coisa….
       Paciência:muita paciência. Não vai ser de uma hora para outra que a criança vai aprender a ir ao banheiro e fazer xixi e cocô no lugar certo. Vai escapar, vai sujar, vai vazar… O fazer difícil… Tem horas que dá vontade de colocar a fralda de novo!!! Mas nem pensar!!! PACIÊNCIA!!! Se escapar, vazar, não brigue, fale que não problema, acontece, que ele (a) ainda esta treinando. Procure levar a criança com uma certa frequência para evitar estes escapes. Converse com a criança e explique que ele (a) tem que avisar sempre que tiver vontade de ir ao banheiro para que isso não volte a acontecer, sempre com muuita calma.
       Faça festa: isso mesmo, comemore quando eles forem no banheiro. De tchau para o xixi e para o cocô. É muito importante para a criança ver sua felicidade quando ela faz suas necessidades no local certo, isso o motiva a continuar tentando.
  Todas essas dicas vão ajudar, mas quem vai mostrar se está na hora ou não de tirar a fralda é a criança, não esqueça disso.
  O cocô sempre demora um pouquinho mais para sair em alguns casos, então leve um brinquedinho, cante uma música, distraia a criança, não tenha pressa.
  Nem sempre a criança pede para ir ao banheiro no começo, a Rafa, por exemplo, começa a dançar e colocava a mãe entre as pernas, era o sinal dela, preste atenção a estes sinais.
  Espero ter ajudado!!!


Post relacionado:

Você também pode gostar

This Post Has 2 Comments

  1. Adorei! Por aqui só conseguimos na terceira tentativa, sempre tentava mas via que ela não estava preparada e parava. Mas no fim deu certo. Ainda falta o desfralde noturno, mas vou esperar o frio passar.rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top