skip to Main Content

Dermatite das Fraldas



   Você sabe o que é dermatite das fraldas? 

  A dermatite das fraldas é a tão famosa assadura. Sim, aquela vermelhidão que aparece na pele do bebê  e da criança. 


  Esse irritação é causada  por substâncias químicas presentes na urina e nas fezes, que ficam retidas na fralda do bebê. Também pode aparecer por uma infecção fúngica (como candidíase) ou bacteriana, nesses acasos o acompanhamento médico e uso de medicamentos é essencial.

  A Dermatite das fraldas tem esse nome pois fica restrita na área em que fica a fralda do bebê e da criança. O local é abafado e o contato com as substâncias químicas por tempo prolongado podem irritar a pele.

  Ela aparece principalmente no primeiro ano de vida do bebê (mais frequente do terceiro ao nono mês), mas pode acometer idades superiores também.

  Para evitar o aparecimento dessa dermatite a fralda deve ser trocada com frequência, a higienização deve ser feita com algodão e água. Utilizar creme protetor nas trocas das fraldas, ele agem como uma barreira de proteção. No caso do uso de lenço umedecido ele deve ser apropriado para bebê/criança, sem álcool. Usar fraldas bem absorventes e, se possível, deixar a criança/bebê sem fralda por alguns minutos e expostos ao sol. Além disso, deve-se evitar o uso excessivo de sabonetes (mesmo os neutros), óleos, talcos, hidratantes ou perfumes. Caso a criança apresente diarreia, trocar a fralda imediatamente após a evacuação.

  Mas o que fazer quando a pele do bebê ficar irritada? 

  Mesmo fazendo de tudo para prevenir as assaduras, elas podem aparecer. Nesse caso o ideal é trocar a fralda com uma frequência maior, utilizar apenas algodão e água morna para limpar a área – mesmo no banho não se deve ficar usando sabonete no local. Evitar o uso de lenço umedecido e evitar friccionar a área. Sempre secar o local e deixar arejado por um tempo. Utilizar reme reparador (de tratamento) que contenha oxido de zinco combinado com outras substancias.

  A irritação deve mostrar sinais de melhora em 3 – 4 dias. Caso isso não ocorra, um médico deverá ser consultado.

  Um dado importante: o aleitamento materno diminui a incidência das dermatites das fralda!

  Não esqueça, qualquer dúvida procure sempre um pediatra.

Você também pode gostar

This Post Has 6 Comments

  1. OI Camila, olha que eu tenho duas filhas, passei por essa fase das fraldas por duas vezes e não sabia que as assaduras tinham esse nome. Muito boas as suas dicas sobre os cuidados que devemos ter para prevenir as assaduras e para cuidar caso elas apareçam.
    beijos
    Chris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top