skip to Main Content

Prevenindo a gripe de forma natural



   Estamos no outono, estação do ano em que começamos a nos preocupar com a gripe e como nos previnir dela. Desde Abril o Ministério da Saúde iniciou a campanha nacional de vacinação, que vai até o dia 1º de junho esse ano.


   Além da vacinação, podemos tomar outras medidas que auxiliam na prevenção da gripe, mantendo nossa imunidade alta durante todo o ano. Segue sete práticas naturais do consultor da Weleda Fabrício Dias que ajudam na prevenção da gripe:
  1. Chás e infusões
  “Existem chás e extratos naturais com alto poder antioxidante, ricos em vitaminas e minerais e eficientes, tanto para aumentar a imunidade, quanto tratar sintomas de gripes e resfriados”, revela Dias. Os compostos do chá verde, de acordo com uma pesquisa recente do National Agriculture and Food Research Organization, do Japão, tem efeitos para amenizar os sintomas da rinite e outras alergias respiratórias, por exemplo.

  1. Evite o ar condicionado
  O aparelho de ar-condicionado não precisa ser vilão para o corpo. “Nos dias mais quentes, o aparelho é um ótimo aliado para combater o calor, porém, para diminuir a temperatura, o ar do ambiente é sugado e com isso a umidade diminui. É o ar seco (baixa umidade) que acarreta uma série de problemas respiratórios, propiciando que vírus se manifestem no organismo. O ideal é manter o equipamento sempre limpo e estando em um ambiente seco, que a ingestão de água e líquidos aumente.

  1. Comida saudável sempre
  O ideal é comer legumes e verduras cozidos e carnes grelhadas. Sementes como castanha-de-caju e castanha-do-pará também ajudam a nutrir de forma integral o organismo. “Recomendamos dar preferência aos produtos orgânicos ou biodinâmicos, pois eles reforçam a imunidade do corpo”, diz Dias. A água é uma importante aliada.

  1. Hábitos de higiene
  Lavar as mãos com frequência e não colocá-las na boca, nos olhos e no nariz, e espirrar e tossir usando o braço como proteção são hábitos fundamentais para a prevenção de doenças, em qualquer período do ano. Para quem tem crianças em casa, Dias sugere que os adultos façam essas atividades na frente delas, sempre ressaltando os benefícios de agir assim. Desse modo, os pequenos incorporarão os hábitos saudáveis em suas rotinas naturalmente.

  1. Sem friagem
  Para tirar a friagem do corpo e também relaxar, o escalda-pés é uma solução simples e rápida que pode ser feita a qualquer momento. Segundo o médico da Weleda, quando uma pessoa é aquecida, há uma espécie de convocação para que as células de defesa fiquem mais ativas. “O calor, que nas extremidades do corpo provoca leve vermelhidão graças à dilatação dos vasos sanguíneos, também torna nossas células de defesa (em especial os glóbulos brancos chamados de granulócitos) mais ativas e capazes de nos proteger melhor. Assim, ao realizarmos um escalda-pés, estamos levando calor para todo o organismo por meio do sangue que flui da extremidade até o centro, melhorando de forma notável o funcionamento do sistema imune”, afirma Dias. Essa dica, aliás, serve tanto para prevenir gripes e resfriados, como para tratá-los.

  1. Sol ajuda
  A medicina complementar inspirada na antroposofia – prática que busca compreender e tratar o ser humano como um todo, considerando sua vida emocional, sua individualidade e sua relação com a natureza – sugere que, sempre que possível, as pessoas se exponham ao sol, por um momento breve, para ajudar na síntese da vitamina D, que também é imunoestimulante.

  1. Exercícios são essenciais
  Fabricio Dias reforça que a atividade física é muito importante para a imunidade, já que, ao ativar a circulação, o resultado é um processo de calor, que é a base para o funcionamento do sistema imune. Caminhar de três a quatro vezes por semana é de grande valia.

  Claro que nenhuma dessas medidas substituem a vacinação, são atitudes extras que ajudam nosso organismo se manter mais saudável.




Imagem: vix.com




  

Você também pode gostar

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top